Por Felipe Zalfa

Todos nós sabemos dos diversos fatores positivos que são alcançados por meio da atividade física regular. O sedentarismo, ao contrário, é um problema grave de saúde pública e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que 50% da população esteja acima do peso e a obesidade infantil atinja de 10% a 15% das crianças.

De acordo com a entrevista do cardiologista Cassian Rodrigues Belettini, divulgada no site Cuidados pela Vida, “pessoas sedentárias têm, em geral, um perfil pior de colesterol, níveis aumentados de resistência à ação da insulina e maior chance de desenvolver diabetes e obesidade. Desta maneira, mesmo que de forma indireta, isso poderia contribuir para o aumento da pressão arterial”.

Ao realizar atividade física de forma rotineira se evita todos os males do sedentarismo e, consequentemente, da obesidade como a hipertensão. Acredita-se que há no Brasil mais de 30 milhões de casos, desses, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% realizam o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira, ela é a principal causa de morte no Brasil.

Considera-se ideal a pressão igual ou menor que 14 por 9, apresentada pelos especialistas como sendo de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg). Porém, cardiologistas advertem que variações desses números são aceitos. Por exemplo, com o avanço da idade é normal que a pressão mude, sem comprometer a saúde. Mas, só um médico está habilitado a dizer se a variação é aceitável.

Uma pessoa hipertensa sedentária deve começar a fazer atividade física o quanto antes, mas alguns cuidados extras devem ser observados. O início tem que ser gradativo, por meio de caminhadas ou natação por pelo menos 30 minutos a partir de três vezes na semana. Encontrar a modalidade que mais se adequa ao interesse e as limitações do praticante também é fundamental para a continuidade da prática.

Para que a atividade física aconteça sempre da forma mais segura não custa nada solicitar um check-up e uma liberação médica antes de começar os treinos.

Vamos levantar da cadeira e começar uma nova rotina de atividades? Sua saúde agradece!

espacofitness

Author espacofitness

More posts by espacofitness

Leave a Reply

Olá! Podemos ajudar?
Powered by

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0