Por Paula Vilela

Você tem um bebê e já pensou em alguma atividade física para fazer junto com ele? Quer saber quais vantagens a natação para bebês traz para a saúde?  Ela é considerada um esporte completo, pois trabalha diversos grupos musculares, o sistema cardiorrespiratório e os benefícios são inúmeros para os que começam desde cedo. Confira:

Primeira infância

Quando a criança está com idade dos 0 aos 6 anos vivencia uma fase extremamente importante, pois é nela que são desenvolvidas as principais habilidades físicas, cognitivas, motoras e emocionais. Os estudiosos Tomlinson, Cooper e Murray afirmam que um bebê recém-nascido já apresenta quase todos os neurônios que ele terá ao longo da vida.  Segundo os estudiosos, por volta dos 2 anos diversas conexões neuronais terão sido feitas em resposta às interações com o ambiente e com os seus cuidadores. Dessa forma, o desenvolvimento de capacidades está diretamente ligado às experiências vividas e ao ambiente ao qual a criança é introduzida.

A importância das interações

A Neurociência e a Psicologia apontam que as interações dos cuidadores com os bebês são altamente benéficas para o desenvolvimento durante a primeira infância. De acordo com os estudiosos da área, os estímulos vão desde os primeiros meses – com tempo de qualidade gastos com o bebê – incluindo sorrisos, toques, conversas, leitura de histórias e brincadeiras que ajudam na construção de conexões neuronais que fortalecem o cérebro da criança.

Em entrevista concedida para o site da revista Crescer, a Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Pia Britto, destaca que “o cérebro depende de experiências para se desenvolver; ele é como uma esponja que absorve o que está em volta e, para criar uma complexa rede de informações, a criança deve ser estimulada com palavras, canções, afeto e proteção”, diz.

A Unicef aponta que cerca de 30% das crianças no mundo não alcançam a plena capacidade intelectual por ausência de incentivos. Dessa forma, os pais têm papel fundamental como adotar medidas simples que proporcionem condições para esse progresso intelectual e a natação pode ser uma grande aliada.

De acordo com a professora de Educação Física e coordenadora de atividades aquáticas da Academia Espaço Fitness Acqua Club, Luciene Ribeiro, as aulas de natação para bebês são direcionadas para trabalhar as habilidades psicomotoras da criança. “Nós trabalhamos a parte de psicomotricidade de forma lúdica, pois a criança deve gostar antes de aprender a nadar. Nossas aulas são todas cantadas e interativas, assim conseguimos atingir um simples equilíbrio na água até um salto mais elaborado que é exigido o controle da respiração”, explica ela.

A profissional Renata Carvalho que ministra aulas de natação baby na Academia Espaço Fitness Acqua Club  acrescenta, “o vínculo entre o bebê e o seu cuidador é fortalecido, pois é um momento só deles”. Por ser uma atividade física intensa, há pais que relatam a melhora no apetite e na qualidade de sono da criança.

Por isso, aproveite essas dicas e comece agora a natação junto com o seu bebê. Além de ser uma ótima escolha para vocês passarem mais tempo juntos poderão desfrutar de inúmeros benefícios para a saúde.
espacofitness

Author espacofitness

More posts by espacofitness

Leave a Reply

Olá! Podemos ajudar?
Powered by

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0